terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CRITICA – WALL- E









Vou começar como uma crítica entusiasmada...
Simplesmente punk larry essa animação. Foda! Muito doido . Caaaaralho... muito lôco. Bem feito sabe como é né vééééio, pixar e tal ...Pronto, depois do início entusiástico vamos ao que interessa.
As imagens, a emoção dos personagens, as mensagens subliminares...tudo bem colocado. Uma crítica as ações humanas de hoje com a Terra.
O fato é que Wall-E é cativante.
O filme consegue ser belo, sensível, apaixonante, tem um poquim de tudo ao mesmo tempo.

Acho que apesar de ser uma animação que faz a gente refletir, carregado de mensagens que batem fundo na nossa cabeça. Ele é bem simples. Com um toque direto: A preservação do nosso Planeta. Mas uma coisa alivia essa lição para os caras de pêta que contribuem e sente um peso na consciência depois do filme. O sentimentalismo dos personagens. Eva e Wall-e.









O que mais me chamou atenção, além da crítica ao modo como tratamos nosso planeta, é como eles conseguiram que os personagens, que são robôs, transmitir tanta emoção e sentimento. E mais ou menos até a metade do filme não tem falas, entre os dois há apenas gestos e cada um só é capaz de dizer o nome do outro... WALL-EEEE. EEEEEVA.
Mas as falas são mermo dispensáveis ali sabe. Como diz o velho ditado, o amor é a linguagem universal.

Os robôs foram humanizados com aquela relação de Walle e Eva. Principalmente através de seus olhares. Os olhos caídos de wall-e parecem com um de um conhecido aculá que é redator e gosta de peregrinar. Então, continuando...
O filme é de uma beleza visual impressionante. As imagens do planeta Terra, do espaço, dos objetos antigos que wall-e coleciona.
É assim que o filme é: simples. Com críticas bem-humoradas e seus personagens altamente simpáticos.

Pensando durante esse texto, me toquei que Wall-e desenvolve uma relação com o ato de apertar mãos. Mais um ponto para humanizar o personagem.
Outra coisa, a maquina aprende. Depois de muito tempo no planeta Terra, Wall-e tem características humanas.
Uma atenção especial também para o mascote do Wall-e. Uma barata. tipo elas são as únicas capazes de sobreviver a energia nuclear [ Então, se explodisse uma bomba atômica só sobrariam as baratas e as canetas Bic]. Ela é a companheira do nosso pequeno herói.
Outra dica meus parceiros, não desligue o DVD sem dar uma espiada na ANIMAÇÃO DO PRESTO. Lá no extras. Vocês não vão se arrepender.

Um comentário:

Anônimo disse...

WALL-EEEE