terça-feira, 10 de março de 2009

Crítica

Independente da ordem das coisas. Tudo acontece entre a vida e morte. Não tem jeito.
Então posso concluir que o personagem principal desse filme seria o tempo. De uma certa forma tem fundamento. Olhando de uma forma poética, abstrata.

Em resumo, o tempo atua no sentido contrário em Benjamin Button. Nosso Veím metido a Peter Pan nasce com 80 anos e vai rejuvenescendo. Ele perde, como todos nós, as pessoas que ama, passa por todos os problemas da velhice com idade de criança; a força da juventude com idade de um velho e termina como um bebê tão dependente como quando nasceu. Exatamente como o relógio do início do filme, que gira ao contrário.
Brad Pitt faz um dos melhores papéis de sua carreira. Muito bom mermo.

Prestenção em um dos hóspedes da casa da “mãe” que adota o pequeno Benjamim. Que sempre conta uma história sobre um raio persistente que atinge ele uma porrada de vezes. Daí podemos concluir que se necessário um raio cairá sete vezes no mesmo lugar para lembrar alguém do valor da vida.

Para finalizar uma definição de Charles Chaplin sobre como seria o modelo ideal de vida que se aplica muito bem nesse contexto do filme, curiosamente é muito parecido com o roteiro de Benjamin, daí pode ter surgido a idéia:

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina.
Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás para a frente.
Nós deveriamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado para fora de lá por ser muito novo.
Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar.

Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante para poder aproveitar sua aposentadoria.
Ai você curte tudo, bebe bastante, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para o colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta para o útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando e termina tudo com um ótimo orgasmo... Não seria perfeito?"

Charles Chaplin

Um comentário:

Anônimo disse...

eu adorei esse filme!!! muito bom!!!
;D