segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Ei pai, adivinha...consegui aquele filme.




UM TEXTO QUE FIZ EM HOMENAGEM AO MEU PAI.

CINEMA EM CASA

Nem me lembro bem, mas faz uma data que não redijo um texto pro pai; e minha mãe costuma dizer que carta fica guardada pra vida toda. Resolvi escrever pra ele.
Uma de minhas paixões é o Cinema. E assisto a filmes com meu pai desde moleque. Desde os clássicos de wester até os atuais e estrondosos filmes de efeitos especiais de hoje.
Enfim, vou relatar sobre uma cena que costuma se repetir várias vezes num certo departamento da casa. A sala. Essa história tem um personagem importante. O destemido Digital Vídeo Disc, ou apenas DVD para os íntimos.


Filhos sempre gostam de fazer algo acompanhado de seu velho. Isso é meio que contemporâneo sabe? Resiste aos tempos. Alguns gostam de assistir a um bom jogo de futebol. Outros tomar umas cervejinhas. Outros de acompanhá-los na missa (sim, acredito que deve ter uns que gostam). Ir aos clubes, etc...Enfim, uma das coisas que gosto de fazer com meu velho é assistir um bom filme.


Existe tipo um ritual. Toda uma preparação pra iniciarmos a sessão: Eu deitado no sofá, ou no chão, com algumas almofadas. Ele na poltrona, que definiu como seu domínio [Quando está presente ninguém senta] E meu irmão mais velho sentado na outra poltrona. (às vezes a gente revessa o chão... É friínho).


O Pai arrisca umas idas na locadora [Anda alugando alguns filmes com artistas tradicionais], mas sei que ele gosta quando Nós alugamos. Sabe que estamos por dentro dos lançamentos. Dos premiados. Dos quadrinhos adaptados.


Coloco o filme pra rodar. Assistimos ao filme em silêncio. Quando acontece uma cena muito doida de ação, eu olho pra ele [Pra me certificar de que ele viu aquilo]
Ele também olha pra mim. Balança a cabeça com o sinal de positivo. Como se dissesse: “Eu vi isso”. Dando a entender que se amarrou naquela cena.
Eu ainda pergunto:
Eu : - Caralho!!! (de cara com a cena). O senhor viu?
Pai: - Vi! Volta aí pra gente ver de novo!
[Engraçado como essa cena já aconteceu várias vezes.]

Duas horas depois, no fim do grande espetáculo,Travamos um diálogo.
Eu : - Bonzão hein Pai?
Pai: - É; bom!
Eu : Leva quanto?
Pai : Uns 8,5.
(Costumamos dar notas aos filmes)
Eu : Qual é pai?! Sabe dá nota pra filme não. Esse pega um 9,5.
[O pai calcula para sair uma nota inferior a nossa , pra tirar onda sabe? Só encher o saco mermo, Dizer que não era tão bom assim.]
Se o filme é impecavelmente massa, ele diz:
Pai: - Esse é bom!! Foi um dos melhores que andou aqui esse ano. Qual o nome desse filme mesmo?

Eu dou um leve sorriso.





Feliz dia dos pais Poderoso chefão. Maurílio Cardoso. Apenas um Peregrino.



2 comentários:

Josie de Andrade disse...

Visualizei a cena!! bacana!
bjos p vc e p seu pai (que é tão especial qt vc)!

Larissa disse...

programinha familiar eh sempre bom...
=**