segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A estupidez da guerra



Todos desejam a paz e promovem a guerra.

Engraçado como a palavra paz surge em diversas ocasiões, conversas, camisetas, painéis... A paz é tema de músicas, de documentários, de eventos... Mas me pergunto. Por mais que toda a humanidade corra atrás dela, por que ela não é alcançada?

Acontece é o contrario, embora todos digam que não querem a guerra, que a guerra é ruim, é ela que acontece. A guerra é uma constante. E o pior de tudo, nossos líderes a consideram um mal necessário. Confrontos políticos e econômicos, briga por poder, dominação, força... tudo isso invoca a guerra, pra depois de vencê-la, poder “surgir paz”. FODA-SE. Não consigo entender tanta ignorância.

Às vezes a guerra começa pelo interesse de uma única pessoa ou por um grupo pequeno de pessoas, que através da mídia, influencia o restante da população e assim nasce um mostro do outro lado, o inimigo vira um bicho de sete cabeças, que tem que ser aniquilado, enquanto o verdadeiro motivo e interesses da guerra são maquiados.

Mas se você se ligar em nossas ações do dia a dia, vai entender que somos criados assim, sempre disputando alguma coisa. Querendo dominar alguma coisa, sempre querendo mais. Desde criança, na sala de aula disputando a melhor colocação. Na disputa pra ganhar um melhor cargo no emprego. Na luta pra ganhar aquele cliente do concorrente. No trânsito. Pra ganhar aquele jogo de futebol, às vezes fugindo as regras, sem nem perceber.
É a competição.

Enquanto no mundo, predominar a competição e o domínio de poder sobre a solidariedade e a compaixão, a paz não será alcançada. Não adianta fazer música, documentário, camiseta em nome dela.

Fiquem em paz irmãos.



Redator: Maurilio Cardoso. Apenas um Peregrino.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente mau..vc ta certo.Tudo que voce disse esta plenamente certo. Adorei esse texto teu!
;D ;**** te doro

Mary disse...

e vero meu amigo mas nao podemos desitir e acredito no PODER da mudanca!!!