quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Esqueceram de mim ?

Anos 70, copa do mundo, ditadura militar. Esse é o cenário do longa ‘O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias’. O filme conta um ano da vida de Mauro, um menino de 12 anos que se amarra em futebol, sonha em ser goleiro e anda pra cima e pra baixo com seus jogadores de futebol de botão. durante o filme ele tenta completar seu álbum de figurinhas.[Quem souber sobre o que é o álbum de figurinhas ganha um doce.]

Prestenção, vou fazer um resumo bem muito legal pra vocês.
Os pais de Mauro falam que vão sair de férias, sem muitas explicações e com atitudes suspeitas, daí sacamos logo de cara que na verdade estão fugindo de alguma coisa... a julgar pela época, são fugitivos da ditadura.

O muleque do Mauro fica boiando, sem entender direito essas férias, sabe aquela história ‘vou ali comprar cigarro e volto já’... então, acontece mais ou menos isso, Mauro fica esperando [mas espera sentado Maurão].
Aí vai desenrolando, Mauro faz novas amizades no bairro do avô [onde os pais rebolam ele], ele desperta o interesse pelas garotas, aprende algumas coisas sobre companheirismo e solidariedade, vibra com os jogos da copa e sente uma saudade danada dos corôas. Sempre acreditando que o fusquinha azul do seu velho vai dobrar a esquina.
A idéia do filme é belíssima, um drama muito bem traçado. Você se envolve com a situação do moleque, torce por ele...mas tenho reclamações também, dava pra desenvolver o roteiro de forma mais ágil. Na minha opinião, faltou um pouco mais de velocidade, o que deixaria o filme bem mais gostoso de se ver.
Sugestões? Mais brincadeiras de infância, O esquecido Mauro podia se envolver em mais situações de perigo... ou seja, um pouco mais de agilidade e menos enrrolação.
Vale dá uma atenção especial ao início do filme, a participação de ninguém menos que Paulo Autran, ele faz o avô do pequeno Mauro, e foi o último trabalho dele antes de partir dessa pra melhor. O filme é dirigido por Cao Hamburger e ganhou vários prêmios, incluindo melhor filme e melhor roteiro. Soube que vai disputar o Oscar como melhor filme estrangeiro de 2008, nos representando aqui. Quem torcia por tropa de elite, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Perdeu playboy! Vamos então com O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.

2 comentários:

Phylippe disse...

como eu faço o máximo possível para n ler sinposes ou resumos dos filmes n vi, confesso, n li teu post, mas vou ver o filme jaja!
abraz

Anônimo disse...

eu sou uma das q tava na torcida pelo tropa.. bom, sendo assim, vou ver se esse aí presta mesmo ;) bjos