terça-feira, 11 de março de 2008

Certa vez ... Numa banca de revista perto do Pão de Açúcar.

Há algumas semanas aconteceu uma coisa engraçada... Mas antes, uma pequena introdução...

Desde que me entendo por gente, adoro ficar enfurnado em bancas de revistas. Me amarro em quadrinhos. Ou melhor, me amarro em revistas em geral. Seja elas sobre filmes, músicas, meio ambiente, artes. Vacilou tô lendo.
Minha banca de estimação é a do Pão de Açúcar, na João XXIII cruzando com Homero Castelo Branco. ‘A Banca do São Cristóvão’.
Lógico que tem outras tão boas quanto, ou até melhores, mas vou explicar o porque. Além de ser caminho lá pra casa, o acervo de quadrinhos lá é gigante. Tem Fanzines, edições especiais.
E mais, é 24 horas. Várias vezes pinto por lá duas , três horas da manhã, quando tô voltando da noite mais cedo pra casa.


Já sou conhecido do caixa, sempre compro lá. Sou um tipo bem comum das bancas, compra uma revista enquanto lê três saca? Pois é, sou eu.
Lá tem um banquinho amarelo daquele estilo Praça é Nossa. Fica pertinho da banca, já quase dentro sabe. E assim meio que de lado do banquinho, tem uma TV rolando canais da Sky... serve como uma amostra grátis do produto.

Tirei uma fotinha da banca procês

Para os interessados, meu processo de como se portar numa banca de revista é mais ou menos assim. Compro um quadrinho que tô afimzão. Depois, tipo como se fosse um bônus, pego mais uma revista pra ler ali mermo. Sento no banquinho lendo a revista bônus. Troco uma idéia com o caixa. Às vezes leio outra revista bônus ainda nas costas da que eu comprei. Afinal de contas, compro ali sempre. E revista ta caro. E o caixa já me conhece.


Há algumas semanas atrás, o caixa tinha mudado. Nunca tinha visto aquela figura. Um coroa de mais ou menos uns 40 anos.
Eu, sossegado como sempre, entrei na banca e balancei com a cabeça para o novato caixa. Fui atrás das revistas.
Já acostumado com o ambiente, fiquei um bom tempo foliado as revistas na maiooooor tranqüilidade. Lia um artigo na Set. Uma reportagem na Superinteressante. Babava em cima daquelas que mereciam um pouquinho de baba.

Acho que passei uns 20 minutos lá... até que uma voz ecoa no silêncio.
- Procurando alguma coisa?
O caixa vinha em minha direção ...
Respondo um delicioso e sonoro:
- Tô só olhando.
O caixa, se vira e fica me olhando com uma cara de ‘Tô só olhando num tem aqui, só vai ter próximo mês.’

Foi quando acordei e percebi que o caixa era um novato, e o pior, que eu era um estranho para aquele homem. Depois de tantos anos na merma banca de revista, eu era um estranho ali. No meu habitat natural. Que merda!
Como vou poder continuar com a liberdade de ler revistas sossegado, sem ninguém me encarando?
A ordem natural das coisas tomou conta desse pequeno problema na vida de nosso herói sem liberdade bancária.

Nessa mesma semana, comprei 2 gibis lá.
Meu pai queria o jornal? 'Opa ! Deixa que eu compro pro senhor!'
O cigarro acabou? Vou lá na banca comprar um cigarro, volto já hein.
Quer um bombom? Um chiclé de melancia? "Opa, é lá na Banca do Pão de Açúcar."
Tudo que eu precisava ia comprar lá.
Ele gosta de falar sobre filmes, então a gente sempre troca algumas informações, enquanto olho algum trailer passando na TV.
Sabiam que tem um canal só de trailers e filmes na sky? Não é punk esse troço ?
Pronto, evoluí de um corpo estranho não identificado, para um corpo conhecido ali novamente.

Hoje, quando apareço por lá ele fala:
- Tá sumido rapaiz! Chegou uns quadrinhos aí...

- Pois é bicho, O trampo ta fooda...

- Fica a vontade aí.

- Valeu parceiro...

ÚLHA! Voltou tudo como era antes.

Então a lição de hoje é a seguinte :
“Às vezes, o caixa da banca muda. E sempre que isso acontece... começa tuuudo outra vez.”

6 comentários:

Ivo Solano disse...

Carai. Eu vivo nessa banca, mesmo quando estou liso.

Mas é a melhor. Onde mais você pode comprar uma revista do Authority às 4 da manha?

Anônimo disse...

uia, cuidado com os caixass!! hohoh :))

Anônimo disse...

cara de pauuuuuuuuu.........
sem comentários..... hehehehe
valeu
voeiiiiiiiiiii.....

Luana Sena disse...

Enquanto tu tá na banca depois da noitada, eu tô no Trucks, bem na frente xD
'Seu madruga, o de sempre pra mim, cumpadi!

Anônimo disse...

Essa banca é ponto estratégico para qualquer sexta feira. hehhehe

cuidado para esse caixa não mudar de novo, hehehe. Abs,


deixa eu dizer: agora o lamparina esta no meionorte.com também!

www.meionorte.com/lamparina

Anônimo disse...

Essa banca é patrimônio nosso, descalço!!!
Também adoro dar o ar da graça por lá no meio da madrugada.

Agora já sei como ganhar a simpatia do caixa novo ;)


beijossss