terça-feira, 18 de março de 2008

CRÍTICA - 10.000 AC

Me amarro em filmes sobre o passado. Civilizações antigas, índios, idade média. São filmes que me fazem viajar no tempo. Um dos últimos que vi e vai ser difícil de algum do mesmo gênero bater, foi Apocalipto [de Mel Gibson].
Recente fui ver ‘10.000 AC’. Nesse longa, o protagonista D'Leh (Steven Strait) é um dos membros de uma tribo de caçadores de Mamutes. Ele quer provar ser um grande guerreiro, e conquistar a bela órfã Evolet (Camilla Belle ) que de acordo com a profecia, é prometida ao escolhido, que salvará a tribo da morte certa e da comida escassa.

O nosso herói pré-histórico, que mais parece irmão do Bob Marley, consegue matar um Mamute sozinho e leva de brinde a mão da bela garota de olhos azuis. A situação fica preta quando a tribo é invadida por mercadores de escravos e vai no bolo ninguém menos que a linda donzela prometida.



Aí fudeu! O irmão do Bob Marley fica putão e ao longo do filme mostra que realmente era o escolhido. O único capaz de salvar sua gata e seu povo das garras de um falso Deus das unhas grandes [um cabra muito do safado, primo do zé do caixão, que recebe os escravos de presente].

Ele enfrenta animais famintos, faz amizade com um Dentes de Sabre e consegue reunir algumas tribos ao longo do caminho. Percorrem montanhas congeladas e selvas traiçoeiras. É como se ele fosse uma mistura de Moisés com Jesus Cristo de dreadlocks.

Apesar de alguns vacilos, é um filme bom de se ver. Dentre os vacilos o pior é a galera falando Inglês. Porra. A 10.000 anos antes de Cristo a galera conversando em inglês num dá né. Deviam ter criado um dialeto só pro filme. Ia parecer mais real. Nem é tão doloroso assim, Mel Gibson rodou Paixão de Cristo em aramaico. E Apocalipto com o dialeto maia.
O filme fica por conta do cineasta alemão Roland Emmerich. Que já rodou grandes produções, destruiu cidades com monstros gigantes em Godzilla e já destruiu o mundo em 'O dia depois do amanhã'
.

Vale a pena moçada.

2 comentários:

Anônimo disse...

amore mioooo..apocalyto eh xouuuuuuuu, to doida pra assistir esse 10000 a.c... eita q se a gente se juntarrr o steven spilberg vai vacilar...huahauhaha...beijosss

Anônimo disse...

tbm me amarro nesse estilo de filme. esse, ainda vou ver.. bjos